A Universidade Federal do Paraná integra uma lista de vinte universidades brasileiras, todas públicas, divulgada pelo Center for World University Rankings (CWUR). Ela faz parte das primeiras entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. Dessas 20, dezenove melhoram seus resultados, em relação à última edição.

Entre as avaliações estão qualidade de ensino (15% da nota): medida pelo número de ex-alunos que que ganharam prêmios internacionais, medalhas, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente; empregabilidade dos ex-alunos (15%) medida pelo número de ex-alunos que chegaram ao posto de CEOs das maiores empresas do mundo, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente; qualidade do corpo discente (15%): medida pela quantidade de professor que ganharam prêmios internacionais, medalhas, proporcionalmente ao tamanho do corpo docente; número de pesquisas divulgadas (15% da nota): relativo ao total de pesquisas divulgadas pela universidade; qualidade das publicações (15% da nota): medida em número de pesquisas publicadas na mídia especializada; influência (15% da nota): medida pelo número de pesquisas que aparecem em veículos de grande influência e citações (10% da nota): medida pelo número de vezes que as pesquisas da universidade são citadas como embasamento de artigos e trabalhos.

A melhor pontuação entre as brasileiras é da Universidade de São Paulo – USP, que é a 77ª melhor universidade do mundo, segundo CWUR. O portal da revista Isto É, publica em seu conteúdo a pontuação geral. (Foto: Wallace Caldas)