A Semana Nacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos, realizada na semana passada pelo Ministério do Meio Ambiente demonstrou que as famílias brasileiras são descuidadas com os principais alimentos que vão às suas mesas. Arroz, feijão, carne vermelha e frango são os produtos mais jogados fora, segundo a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania, do ministério.
Várias oficinas de combate ao desperdício de alimentos foram montadas com dicas de como melhor aproveitar os alimentos, evitando o descarte daquilo que ainda pode ser consumido.
“O importante é começar planejando aquilo que precisa comprar. A maioria das pessoas vai ao supermercado e compra coisa que não usa e se perde dentro da geladeira”, alerta Rejane Pieratti, secretária de Articulação Institucional e Cidadania.
Dados recentes da Organização das Nações Unidas – ONU, mostram que em 2013 foram jogadas foro pelo menos 26 toneladas de alimentos. Estima-se que, em todo o mundo, o volume anual de alimentos desperdiçados chega a casa de 1,3 bilhão de tonelada. (Foto Wilson Dias – ABr)