Saiu oficialmente o primeiro nome de assessores do governador eleito do Paraná, Carlos Ratinho Massa. Trata-se do general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que atua hoje na chefia da Assessoria de Informações da Itaipu Binacional. Ele foi escalado para a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O general Carbonell já atuou no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília e foi Chefe da Seção de Comunicação Social da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti, a MINUSTAH, em Porto Príncipe.

Ratinho disse que a escolha foi criteriosa. E justificou: “O Paraná tem território e população maiores que muitos países e está em uma região com duas fronteiras internacionais. A segurança pública do Estado tem que ser planejada e coordenada como se fosse um país”, em nota da assessoria.

Conforme dados do Bem Paraná de hoje, o general Carbonell nasceu em 20 de setembro de 1955 em Porto Alegre (RS. Iniciou carreira no exército em 1974, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).  Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado-Maior. Estagiou na Comunicação Social e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Foi instrutor do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro (RJ).

Tem especialização MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas e Gestão de Processos na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Chefiou a 5ª Seção do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS), e foi Subchefe do Centro de Comunicação Social do Exército em Brasília. Lá chefiou o Gabinete do Estado-Maior do Exército. Foi Comandante do 14º. Regimento de Cavalaria Mecanizada em Santa Catarina e Comandante da 4ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada no Mato Grosso do Sul. Em Curitiba foi Comandante da 5ª. Região Militar e Comandante da 5ª. Divisão de Exército.