Opinião – Regina Reinert – 

Quem é o doutrinado?

Os alunos tem agora uma tarefa: filmar professores.

Os alunos devem filmar os professores porque estes estariam fazendo doutrinação em sala de aula. Se os pais participassem da vida escolar de seus filhos, tivessem uma vivência na escola não fariam essa confusão e não ajudariam a jogar seus filhos contra os professores.

O medo que esse pessoal tem é de que seus filhos virem comunistas apenas pelo fato de professores passarem conteúdos históricos referentes às causas políticas da esquerda, dados históricos que todo o professor honesto deve passar.

O professor que fala sobre a Revolução Russa, a Revolução Cubana não deve ser tachado de comunista por isso, da mesma forma que não deve ser chamado de capitalista quando expõe conteúdos da direita, das doutrinas liberais do estado mínimo, próprias desse sistema econômico.

A escola sem partido na verdade já existe: somos nós, professores que abordamos a diversidade de versões, teorias e conceitos sobre os grandes eventos históricos e, creiam, a maioria esmagadora de nós, assim procede.

Mas não é isso seus defensores querem. Eles querem boicotar conteúdos de esquerda porque julgam serem prejudiciais quando, na verdade, prejudicial é a ignorância deles, quando na verdade, doutrinação é o que eles tiveram, não na escola, mas nas igrejas, estas sim, verdadeiros templos do capitalismo, com seus pastores comprometidos até os ossos com partidos políticos e proselitismos para captação de dinheiro, sob slogans tais quais “deixe o seu dinheiro no altar”.

Doutrinado não é o seu filho que está na sala de aula, mas você que está no banco destas igrejas ouvindo o seu pastor acusando o professor do seu filho de comunista. Aliás, já notaram que tudo para esse pessoal se resume em comunismo? Já repararam que qualquer um que discorde deles é imediatamente tachado de comunista? Concluindo, antes de fazer campanha para a tese falida da escola sem partido lute na causa da igreja sem partido. Lute para que o Estado seja sem doutrinação.

Porque doutrinado está quem acredita que a escola doutrina.

Regina Reinert

Professora de Pós-graduação na FAE Centro Universitário,  Grupo Educacional Uninter e Universidade Tuiuti do Paraná – UTP