O Athlético Paranaense não foi bem na sua estreia no Campeonato de 2019. Optando por um time de aspirantes, o rubro-negro foi surpreendido na Arena da Baixada, na sua estréia, neste sábado, perdendo por 1×0. Como é uma fase de classificação, o resultado adverso apenas mancha a estreia, mas não chega a comprometer a campanha do campeão do ano passado. O objetivo do Athlético, como no ano passado é repetir a campanha vitoriosa do ano passado, que com um time sub-23 acabou levantando o título paranaense e ainda com o seu time principal ganhou seu primeiro título internacional, na Copa Sul-Americana. Este ano o Athlético disputa ainda a Recopa, competição para a qual o técnico Tiago Nunes vai voltar seus interesses e depois na Libertadores da América e Campeonato Brasileiro da primeira divisão.

Mais jogos

O Campeonato Paranaense completa a sua primeira rodada com mais cinco jogos, nas duas chaves da competição. Teremos a partir das 17h, todas as partidas. Em Foz do Iguaçu o Foz recebe o Coritiba com um time totalmente reformulado. O Foz também vem forte, pois disputa este ano a Copa do Brasil e está se preparando para esta difícil competição. Na Vila Capanema o embalado Operário de Ponta Grossa visita o Paraná Clube. Este também está reformulado depois da má campanha de 2018. Já o Operário, vitorioso na segundona do Paranaense e na série C do Campeonato Brasileiro, onde levantou os dois títulos, manteve a sua equipe e ainda se reforçou para as competições de 2019. Em Cascavel o Cascavel FC recebe o Toledo, num clássico e briga regional das mais acirradas. Em Cianorte, a forte equipe local terá a visita do Londrina, o que promete ser uma excelente partida e por último, em Maringá, o bom time do Maringá recebe o motivado Rio Branco.

O Paranaense deste ano está dividido em dois grupos de seis equipe. Será disputado em duas taças: Barcímio Sicupira, no primeiro turno e Dirceu Kruger, no segundo turno. Os times de cada grupo jogam contra adversários do outro grupo no primeiro turno e depois dentro do próprio grupo, na segunda fase. Os dois melhores de cada turno vão para as semifinais que acontecem no dia 3 de abril e a final, em jogo único será dia 7 de abril. Os dois campeões de turno jogam a final do paranaense em partidas de ida e volta, dias 14 e 21 de abril, respectivamente. Caso uma mesma equipe conquiste os dois turnos será declarada campeã automaticamente.