Um mau primeiro tempo e um segundo tempo de superação não foram suficientes para o Athletico sair vitorioso da sua estreia na Copa Libertadores 2019. Jogando em Ibagué, na Colômbia, perdeu por 1×0, gol provocado por um ataque aéreo, onde o goleiro Santos foi exigido, rebateu na pequena área e o atacante Banguero,  desviou para as redes, aos 29’ do 1º tempo. O Athletico teve sua primeira baixa logo aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Madson, que substituía o lateral Jonatan, machucado, também saiu contundido. Com a improvisação de José Ivaldo na lateral, o Athlético foi sufocado pelo ataque do Tolima, que explorou a pouca experiência do zagueiro improvisado na lateral.

Corrigido o problema, no segundo tempo o Athlético fustigou o gol de Montero, mas não teve felicidade nas finalizações. A esperança de gols do Athlético, o argentino Marco Ruben não rendeu. As poucas vezes que tocou na bola foi neutralizado. Entretanto os atacantes Rony e Marcelo Cirino e os meio-campistas Bruno Guimarães e Tomás Andrade tiveram uma boa partida pelo Furacão.

Com a derrota o Athletico começa mal a Libertadores, mas terá três jogos em casa, na sequência e poderá se recuperar dos três pontos não somados na Colômbia. A falta de ritmo de jogo e a estreia direto na Libertadores pesaram pela falta de entrosamento apresentado pelo time paranaense. A não utilização do time atleticano no Campeonato Paranaense, ao invés de ser positivo acabou pesando pelas intensas mudanças sofridas pelo time, em relação ao que foi campeão da Sul-Americana de 2018.

Ficha técnica:

Tolima 1×0 Athletico Paranaense
Conmebol Libertadores: Fase de grupos – 1ª rodada
Data: 05/03/2019 [terça-feira]
Horário: 21h30
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué [Colômbia]

Tolima: Alvaro Montero; Juan Arboleda, Julian Quiñones, Johnny Mostasilla e Davonis Banguero; Rafael Carrascal (Yeison Gordillo, aos 14’ do 2º T), Larry Vásquez e Carlos Robles; Luis González (Balanta, aos 33’ do 2º T) e Omar Albornoz (Alex Castro, aos 40’ do 2º T); Marco Pérez.
Técnico: Alberto Gamero
Gol: Davonis Banguero, aos 29’ do 1º tempo
Cartões amarelos: Carlos Robles, aos 42’ do 1º tempo; Juan Arboleda, aos 22’ do 2º tempo

Athletico Paranaense: Santos; Madson (José Ivaldo, aos 11’ do 1º T), Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Camacho (Marcelo, aos 20’ do 2º T); Nikão (Braian Romero, aos 38’ do 2º T), Bruno Guimarães, Tomás Andrade e Rony; Marco Ruben.
Técnico: Tiago Nunes
Cartões amarelos: Léo Pereira, aos 21’ do 2º tempo; Thiago Heleno, aos 47’ do 2º tempo

Flamengo

O Flamengo foi a San José, na Bolívia, e trouxe a vitória simples por 1×0, contra o San José.

05 Mar Ter
Libertad 3 x 1 U. Católica
Tolima 1 x 0 Athletico-PR
J Wilstermann 0 x 0 Boca Jrs
Godoy Cruz 0 x 0 Olimpia
Melgar-PER 0 x 0 San Lorenzo
San José-BOL 0 x 1 Flamengo

06 Mar Qua
19h15 – Atlético-MG x Cerro Porteño
19h15 – Palestino-CHI x Internacional
19h15 – U. Concepción x S. Cristal (Chile)
21h30 – Alianza Lima x River Plate (Peru)
21h30 – Jr Barranquilla x Palmeiras (Colômbia)
21h30 – Ros. Central x Grêmio (Argentina)
21h30 – Zamora-VEN x Nacional (Venezuela)