É mentira que as urnas eleitorais vão funcionar só até as 16 horas de domingo porque estão programadas em horário de verão. A falsa notícia está circulando nas redes sociais e vem atrapalhando o entendimento do eleitorado. Tanto que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está empenhado em desmentir esta fake news.

O segundo turno das eleições no próximo dia 28, vai das 8h às 17h pelo horário de Brasília. O horário de verão neste ano começa só no dia 4 de novembro. Assim, só a partir do dia 4 é que os relógios serão adiantados em uma hora em alguns estados do país. A mudança de data para o vigor do horário de verão é exatamente para evitar desigualdades dos relógio no dia do pleito eleitoral.

Em geral, o horário de verão começa em outubro. Mas, para não coincidir com a data das eleições, o presidente Michel Temer assinou um decreto no fim de 2017 adiando o período para novembro.

O horário de verão vigora em novembro para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Além disso, a mensagem alardeia novamente outro boato já também desmentido de que as urnas eletrônicas anularam mais de 7 milhões de votos no 1º turno.